Konsumentombudsman


O ombudsman do consumidor do governo da Suécia (Konsumentombudsman) anda bravo.
Está às turras com a empresa Ryanair, por causa de problemas com cancelamentos de vôos em que os passageiros foram ressarcidos apenas dos custos da passagem, sem direito a hospedagem ou alimentação.

O motivo maior da birra é a desobediência às recomendações do Departamento Sueco para Assuntos do Consumidor, que goza de autoridade pública, e funciona como um mecanismo alternativo de solução de controvérsias.

Entre janeiro 2006 e março de 2009 o Departamento recomendou que 68 casos fossem resolvidos de maneira favorável ao consumidor. A empresa só acatou 19 recomendações.

Contrariaram o escandinavo errado. O ombudsman Gunnar Larsson, ou “K.O.” para os suecos, agora comemora a vitória em uma ação judicial em que ele representava um casal que viajaria de Estocolmo a Bruxelas, mas teve o vôo cancelado.

O “KO” agora anuncia que o próximo alvo é a loja iTunes, que vende músicas através de um contrato recheado de restrições a respeito do que o consumidor pode fazer com o arquivo. A crítica é que o consumidor pagará pelo produto, sem poder agir como dono. Se resolver trocar um iPod por outro aparelho mp3, terá dificuldades, diz o comunicado. E o ombudsman sueco trabalha nesta verificação em ampla troca de informações com o ombudsman norueguês, como se pode ver aqui.

Se eu fosse o Steve Jobs, lançava logo o ” i-msorry “, em homenagem à terra do Pirate Bay.

http://www.konsumentverket.se/mallar/sv/pressmeddelande.asp?lngArticleId=6138&lngCategoryId=509#

3 respostas para Konsumentombudsman

  1. […] Com a recusa da empresa em custear o tratamento, a reação judicial foi praticamente escandinava: […]

  2. […] tempos escandinavos a Volvo não tinha dessas coisas modernas e recortadas que se vê pelas ruas depois que ela foi […]

  3. […] nestes aspectos que ainda dependem de empresas multinacionais e das suas agências reguladoras. Veja aqui como o Procon sueco é um pouco mais combativo e menos cartorial. Talvez por comparação a gente […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: