Quando era sueca, não era assim…


A ex-sueca Volvo anuncia o recall de seus modelos “Volvo S80 2008” e “XC70” 2008 e 2009.  Não se trata de perda de dedos no rebatimento dos bancos, como ocorria no Fox da Volkswagen.

Humor à parte, em nossa tese de láurea pela Universidade de São Paulo haviamos concluído que a indústria automobilística encarava o recall com receio, tratando o instituto como um favor feito ao consumidor no  relacionamento pós-vendas. Isto no começo desta década, pois a postura havia mudado após alguns problemas, que envolveram inclusive medidas de direito criminal.

Neste caso a Volvo, que já tem como referência a qualidade, dá mostras de grande respeito pelo consumidor que lhe deposita confiança. Trata-se de uma grande empresa procurando o seu consumidor para a reparação de um problema banal, que seria resolvido normalmente por um mecânico comum. Porém é sempre melhor a empresa que projetou o produto acompanhar seus problemas.

A reiteração da conduta talvez ajude a tirar a idéia do “recall” como um dano à imagem da empresa, e é provável que este passe a ser  visto como um tratamento diferenciado, o cumprimento de um dever de cuidado para com o consumidor que a empresa quer preservar. As empresas de telefonia, por exemplo, dificilmente teriam o mesmo cuidado, até porque o público alvo não tem o mesmo nível de informação sobre direitos e deveres.

Mantendo a tradição sueca de problemas elegantes, a Volvo avisa que pode haver problemas na “unidade de controle do ventilador do motor” dos produtos mencionados. Ou, em português de mecânico, a ventoinha do motor pode não funcionar e este pode superaquecer.

Com isso, pode haver parada abrupta do motor, com risco de acidentes. E quem é que nunca teve de parar na subida da Serra do Mar para dar uma esfriadinha no nosso amado “TL-1600“, com motor refrigerado a ar?

Nos tempos escandinavos a Volvo não tinha dessas coisas modernas e recortadas que se vê pelas ruas depois que ela foi vendida para a Ford. Os carros eram bonitos como um TL:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: