Mulher recebe indenização por levar pedrada de chimpanzé.


O Terra noticiou que a desembargadora Conceição Mousnier, da 20ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio, condenou a Fundação Rio Zoo a indenizar uma mulher em 8 mil reais por danos morais, após esta levar uma pedrada de um chimpanzé no Rio de Janeiro.

O fato ocorreu em 2006, quando a vítima visitava o jardim zoológico. Ao que foi noticiado, outro visitante provocou o macaco, que reagiu com as armas que tinha à mão. O veterinário que estava de plantão afirmou nunca ter visto reação tão grave por parte dos animais, mas que estes já chegaram a atirar fezes ou terra no público, pois ficam irritados com os gritos dos visitantes.

Apesar da aparente comicidade da situação, a hipótese jurídica é a mesma de quem detém a guarda de um cachorro que ataque outra pessoa. Existe um dever de vigilância e de cuidado por parte do proprietário, que deve tomar todas as precauções para que o animal não cause danos. Inclusive porque na classificação jurídica o animal não é uma pessoa, mas um bem, e portanto alguém teria de se responsabilizar pelos seus fatos em seu lugar.

Para um jurista a única parte verdadeiramente cômica da notícia são as providências que o zoológico foi obrigado a tomar para que a situação não se repita. Modificou-se o recinto dos macacos, criando-se refúgios  para proteger os animais do público quando este estiver muito estressante. Com a modificação espera-se que os animais possam se refugiar dos visitantes que os provocam com gritos. Praticamente um safári ao contrário.

Além disso, haverá intensificação de campanha de esclarecimento ao público para que não tentem provocar reações e se limitem a contemplar a beleza da natureza. Por sua vez, os macacos já deixaram claro que não vão mais aceitar provocações, e dificilmente vão rever sua posição.

Se os veterinários obtiverem sucesso com a campanha de esclarecimento e educação, seja com o público, seja com os pacientes macacos, sugiro que sejam contratados como consultores para resolver a questão da violência das torcidas organizadas. Anda mal a terra do nosso poetinha camarada.

http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3863341-EI306,00-Mulher+e+indenizada+por+pedrada+de+chimpanze+no+Rio.html

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: