Atualização da Farmacopéia Brasileira liderada pela Universidade Pública.


Os esforços de atualização da farmacopéia brasileira parecem continuar com respeitável efetividade. A Anvisa noticia que avança a elaboração do Formulário Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.

Interessante notar a coordenação dos trabalhos pelo reitor da Universidade Federal do Amapá* o que denota a tradicional excelência do setor público no ensino superior. Estudemos antes que acabem com o que é bom.

*cujo nome não publicaremos em adesão ao mais que esquecido princípio da  impessoalidade na Administração Pública.

Brasília, 24 de julho de 2009 – 17h
Comitê da Farmacopéia discute Formulário Fitoterápico

O Brasil terá um Formulário Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. O objetivo é padronizar formulações de fitoterápicos no país. O trabalho está sendo realizado pelo Comitê Técnico Temático de Apoio à Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do Ministério da Saúde. “Estamos fazendo um trabalho de avaliação das formulações à base de plantas medicinais mais freqüentemente utilizadas, para acrescentá-las no Formulário Nacional da Farmacopéia Brasileira. Pretende-se que esse trabalho seja contínuo, pois não expira quando sai uma nova edição” ressaltou o coordenador do comitê, reitor da Universidade Federal do Amapá, professor José Carlos Tavares.

“A elaboração desse formulário será muito importante para vários setores”, destacou a diretora da Anvisa, Maria Cecília Martins Brito. “Para o setor magistral ele padronizará formulações à base de plantas medicinais e para a sociedade trará mais segurança em utilizar um produto fitoterápico, já que está sendo definido um padrão e será fiscalizado por órgãos de vigilância sanitária”, pontuou.

Maria Cecília destacou ainda a importância do formulário como produção de conhecimento, sendo um campo fértil para novas pesquisas em universidades. E ressaltou que a elaboração desse formulário nada mais é que a participação e contribuição da agência no cumprimento de metas da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do Ministério da Saúde.

O comitê tem a função de promover as políticas de fitoterapia no âmbito do SUS em questões relacionadas à Farmacopéia Brasileira.

As sugestões ao formulário já podem ser encaminhadas para o comitê, pelos e-mails: formulario.farmacopeia@anvisa.gov.br e farmacopéia@anvisa.gov.br.

Informações: Ascom/Assessoria de Imprensa da Anvisa

http://www.anvisa.gov.br/divulga/noticias/2009/240709.htm


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: