O Caderno de Saramago.


O Saramago parece ter uma temática bem definida, que sempre exagera pequenos aspectos das catástrofes para tornar o problema mais nítido. Quando apaga a luz, apaga o mundo inteiro. Quando a terra cede, é um continente completo que se desloca perdido rumo ao mar. Se a morte falha, é porque resolveu tirar férias definitivas.

Se ele fosse escrever sobre o problema dessa Era da Comunicação em que vivemos, não duvido que escreveria sobre o líder de um país rico, baseado na economia do livre mercado, que concentrasse a propriedade de todos os meios de comunicação controlando tudo que é visto e dito em uma população de outras tantas milhões de pessoas. Quase uma extensão do livro 1984 e do Animal Farm de Orwell.

Pois bem. Dessa vez o Saramago não precisou escrever. A Itália escreveu  a História e para ele bastou comentar no seu Caderno.


No-B day

Se Cícero ainda vivesse entre vós, italianos, não diria “Até quando, ó Catilina, abusarás da nossa paciência?”, mas sim: “Até quando, ó Berlusconi, atentarás contra a nossa democracia?” Disso se trata. Com a sua peculiaríssima ideia sobre a razão de ser e o significado da instituição democrática, Berlusconi transformou em poucos anos a Itália numa sombra grotesca de país e uma grande parte dos italianos numa multidão de títeres que o seguem de rastos sem se aperceberem de que caminham para o abismo da demissão cívica definitiva, para o descrédito internacional, para a irrisão absoluta.

Com a sua história, a sua cultura, a sua inegável grandeza, Itália não merece o destino que Berlusconi lhe traçou com criminosa frieza e sem o menor vestígio de pudor político, sem o mais elementar sentimento de vergonha própria. Quero pensar que a gigantesca manifestação contra a “coisa” Berlusconi, na qual estas palavras irão ser lidas, se converterá no primeiro passo para a libertação e a regeneração de Itália. Para isso não são necessárias armas, bastam os votos. Ponho em vós toda a minha esperança”

http://caderno.josesaramago.org/2009/12/07/no-b-day/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: